Em 2022, a Associação Mais Proximidade registou 563 acompanhamentos a consultas e exames médicos a pessoas idosas, o que significa um aumento de 23% face ao ano anterior, que por sua vez também já havia apresentado uma subida de 46% relativamente a 2020.
Foram acompanhadas um total de 132 pessoas idosas em 2022, o que significa que, em média, cada pessoa precisou de ser apoiada por 4 vezes a consultas e exames médicos.
Para além deste crescimento, regista-se também um aumento no número de visitas ao domicílio, contabilizando um total de 2441 visitas ao domicílio, 7152 contactos telefónicos para combate à solidão e isolamento, 3110 contactos com serviços e profissionais de saúde, 2033 contactos com familiares, cuidadores e rede de suporte, 117 passeios etc.
Mafalda Soure, Presidente da Direção, mostra-se preocupada com a cada vez maior necessidade de apoio em contraposição com a capacidade financeira e recursos da Associação Mais Proximidade. “É preciso olhar para o impacto que a solidão e isolamento tem na população idosa e promover respostas sociais que vão ao encontro dessas necessidades. Não se deve olhar simplesmente para a satisfação das necessidades básicas, porque se pensarmos numa pessoa idosa que viva sozinha, sem rede de apoio e sem acesso a recursos, possivelmente as suas necessidades básicas não estão também satisfeitas. ”