Em 2021, a Associação Mais Proximidade acompanhou 61 pessoas idosas a 433 consultas ou exames médicos, o que significa que, em média, cada pessoa precisou de ser apoiada pela Associação 7 vezes em um ano. Comparativamente ao ano anterior, o aumento é na ordem dos 85%, com 234 acompanhamentos registados em 2020.
José Silva, beneficiário da Associação há 3 anos, não tem dúvidas da importância que os acompanhamentos às consultas têm na sua vida, aos 86 anos de idade. “Se não tivesse este apoio, estaria aflito para ir ao médico. Sinto-me muito mais seguro e sei que ao ir acompanhado, posso estar descansado, porque a Associação trata de tudo.
Mafalda Soure, Presidente da Direção, realça o esforço notável feito pelos profissionais e voluntários da Associação. “Um acompanhamento a um exame ou consulta médica implica um trabalho de preparação, a deslocação, a presença da equipa técnica ou voluntário no dia da consulta ou exame e um trabalho de seguimento, que vai desde a simples aquisição de medicação à marcação de novos exames e consultas.”
Desde 2018, este foi o ano em que grande parte das actividades da Associação atingiu valores máximos. Em 2021, contabilizaram-se 8055 contactos telefónicos às pessoas idosas, 2079 visitas ao domicílio, 2013 contactos com familiares, vizinhos e/ou cuidadores, 433 acompanhamentos a consultas e exames, 193 marcações para consultas e exames médicos entre outras atividades.
Em 2021, a Associação apoiou um total de 145 pessoas idosas, o que é também o maior número de utentes apoiado desde 2018.
Pode ajudar a Associação Mais Proximidade através de um donativo destinado exclusivamente ao acompanhamento a consultas e exames médicos a pessoas idosas. Cada acompanhamento tem um custo de 20€/mês.