Órgãos Sociais
Serviço em nome
da missão.
Conheça as pessoas que compõem os Órgãos Sociais da Associação Mais Proximidade.
Organograma
A nossa estrutura organizativa
Direção

Manuela Marques
Vogal da Direção
Remonta a 2010, o início da minha estreita ligação a esta associação, época em que foi criado um projeto de voluntariado empresarial, ao qual me associei através da parceria estabelecida com a Portugal Telecom. Sendo psicóloga clínica e já na altura dedicada à área do envelhecimento ativo e saudável, foi claríssimo para mim, o quanto a proposta de atuação era audaciosa e diferenciadora.
Gostaria imenso de ver este trabalho replicado em todas as cidades do país, de forma a permitir aos mais velhos uma participação na sociedade de acordo com as suas necessidades, desejos e capacidades, realizando o seu potencial de bem-estar físico, intelectual e social.

Mafalda Soure
Presidente da Direção
A realidade que conheço desde que sou Assistente Social é a da Associação Mais Proximidade.
Há dez anos o que me fazia levantar da cama todos os dias era a urgência do dia-a- dia dos acompanhamentos: é preciso levar o Sr. João à consulta e se eu não for com o senhor ninguém irá e perderá a cirurgia que lhe daria melhor qualidade de vida.
Os anos foram passando e a minha missão dentro da Associação redefiniu-se e a minha missão agora é outra, apesar do foco estar sempre nas pessoas. Como construímos respostas e sensibilizamos a sociedade para incluir melhor as pessoas mais velhas da nossa comunidade?

Joana Barreiros
Vogal da Direção
A minha ligação à Associação já vem de há alguns anos. Cheguei a fazer parte da equipa técnica e a acompanhar várias pessoas idosas, na altura em que vivia em Lisboa. Agora vivo no Porto com a minha família. Embora não esteja atualmente a exercer psicologia, leio regularmente sobre o tema.
Ler é um dos meus hobbies preferidos e a literatura infantil passou também a fazer parte dos meus planos! Gosto de contar histórias aos meus filhos e de lhes incutir hábitos de leitura.
Assembleia Geral

Paula Mesquita
2ª Secretária
Às vezes na vida as coisas não acontecem por mero acaso. Foi através de uma amiga que comecei a colaborar para a Associação, que ainda se encontrava em fase de projeto. Os anos passaram e hoje, é um privilégio fazer parte desta. Os objetivos que assenta são de enaltecer e com os quais me identifico. Tudo se deve a um trabalho árduo desempenhado por todos aqueles que acreditaram e que é o orgulho de todos nós.
A mensagem que a Associação transmite, tenho passado para a minha família, valores que são importantes na sociedade atual e que muitas vezes ficam esquecidos.
Sou da área de Humanidades e gosto de viajar e passear pelo campo nas diferentes estações do ano.

Paulo Galiano Tavares
Presidente da Mesa
Conheci o projecto no princípio do ano de 2010, quando dava os primeiros passos, através da sua fundadora, Eng.ª Maria de Lourdes Pereira Miguel, que me convidou a colaborar com ela sobre o acompanhamento a pessoas idosas na Baixa de Lisboa, que se encontravam em grande solidão.
Assim foi, até que em 2014 o Projecto Mais Proximidade Melhor Vida passou de Projecto a Associação e nunca mais deixou de crescer, estando neste momento já implantado e com grande sucesso.
É com grande satisfação e carinho que vejo como se conseguiu afirmar esta Associação que tanto fez e faz pelos idosos da Baixa de Lisboa, que sem ela e as suas técnicas, não conseguiriam ter luz e sol na sua vida, por vezes, tão escura.

Maria João Xavier
2ª Secretária
Desde sempre que quis ser psicóloga, trabalhar para pessoas mas principalmente trabalhar COM pessoas. Essa foi a minha missão desde que entrei na Associação Mais Proximidade, em 2013. Sempre pensei que o meu futuro seria a trabalhar com crianças e jovens, até que me apaixonei pelas pessoas mais velhas. Lembro-me com carinho de todas as pessoas que já acompanhei e muito agradeço por todas as aprendizagens. Sinto-.me muito tranquila por saber que o meu trabalho tem uma missão tão nobre – diminuir o sentimento de solidão e isolamento das pessoas idosas.
Gosto muito de apanhar sol, de estar em família a fazer um piquenique, acampar e ouvir música.
Conselho Fiscal

João Luís Pereira Miguel
Vogal
Acompanho a Associação desde o seu primeiro dia, sendo um privilégio e um orgulho presenciar todo um lastro de assistência, carinho e amor ao próximo praticado por esta instituição. A marca maravilhosa deixada nas vidas de múltiplas pessoas acontece fruto de um fantástico trabalho de uma equipa de profissionais e voluntários que, numa abordagem diferenciadora e inovadora, marcam diariamente pela diferença e excelência.
Sendo um Pai tardio de dois jovens rapazes, delicio-me e embrenho-me no acompanhamento dos seus crescimentos, usufruindo da maravilhosa e desafiante experiência de ser Pai e, entre muitos outros valores e princípios, tentando incutir a beleza e a importância das relações intergeracionais, onde a interação entre os mais novos e os mais seniores são umas das maiores riquezas que uma sociedade pode ter.

Pedro Moura Ferreira
Presidente
A minha relação com a Associação começou no dia em que a Eng.ª Maria de Lourdes Miguel, Ângela Valença e Mafalda Soure se reuniram comigo para encontrar formas de colaboração entre a investigação e a atividade por ela desenvolvida. Eram tempos difíceis e incipientes para a Associação. Felizmente, graças à sua Direção, consolidou-se e obteve o reconhecimento que necessitava para se afirmar como um parceiro social válido no combate à solidão e ao isolamento das pessoas mais velhas. Mantive a minha modesta colaboração com a Associação desde então, por considerar o seu modelo de intervenção bastante inspirador.
Viajar e ler são duas fontes de inspiração e de conhecimento que não dispenso e que espero poder continuar a usufruí-las.

Tiago Lavrador
Vogal
Tem sido uma grande alegria para mim poder acompanhar a Associação e dar o meu contributo, na medida das minhas possibilidades, no âmbito do Conselho Fiscal. Sou da área da Economia, uma ciência muito associada a números, mas que na realidade estuda à interação entre seres humanos, com as suas necessidades, características próprias e interesses. Ora, a riqueza das relações interpessoais e intergeracionais é precisamente o traço distintivo da Associação Mais Proximidade.
Nada há de mais enriquecedor que uma bela conversa com alguém que, com grande sabedoria, generosidade e amor, partilha connosco um pouco da sua experiência de vida.