A infância e a juventude da Sra. D.ª Cristina foram passadas no campo na companhia dos seus pais e dos 12 irmãos. Nasceu no meio rural, mais precisamente na Póvoa da Galega, no concelho de Mafra. A influência do campo no “ganha pão” dos seus pais é evidente: o pai foi agricultor e a mãe vendia aves na Feira da Malveira e cozia pão para vender. Afinal, havia muitas bocas para alimentar…
Os seus irmãos saíam cedo de casa para apanhar o autocarro para Lisboa. Vinham trabalhar enquanto cortadores nos talhos. A Sra. D.ª Cristina recorda-se bem que na Malveira havia muitos matadouros e por isso, muitas pessoas eram encaminhadas para este tipo de trabalhos. Os irmãos não fugiram à regra!

Trabalho foi coisa que nunca recusou e desde cedo, logo aos 12 anos, reconheceu a importância de ter dinheiro para poder ajudar os pais e depois, a família mais direta. Trabalhou durante 15 anos como empregada doméstica de uma família abastada, foi modista, cozinheira em vários restaurantes e chegou até a pintar casas! Diz com orgulho ter sido uma mulher muito trabalhadora e que sabia fazer de tudo um pouco. Foi todo este empenho e dedicação que permitiram à Sra. D.ª Cristina comprar a casa onde vive há 19 anos, na Mouraria.

Ainda jovem veio viver para Lisboa. Instalou-se em Campo de Ourique, onde viveu durante 30 anos. Casou-se e criou os seus dois filhos neste bairro lisboeta. As memórias são muitas!

Tem 4 netas, mas só mantém relação próxima com uma delas que vai lá a casa ajudá-la a gerir a medicação.
Depois do marido morrer refez a sua vida, mas o segundo relacionamento terminou. As lembranças dos passeios com o seu companheiro são guardadas com carinho.

Atualmente vive sozinha, mas parte do seu tempo é passado à janela e à conversa com quem por lá passa. Os turistas gostam desta senhora bem arranjada à janela e os pedidos para uma fotografia são mais que muitos, aos quais a Sra. D.ª Cristina acede com muito gosto.

Não é por ter 82 anos que não “anda fina e bem arranjada”, como diz a própria. Faz questão de ter o cabelo bem penteado, as unhas pintadas, de pôr maquilhagem e usar acessórios. Tem imensa pena de já não poder usar sapatos de salto alto, mas infelizmente a sua saúde já não o permite.

Já nos revelou que tem um grande sonho de vida, aprender a ler… e nós Associação estamos cá para ajudar a concretizá-lo!

Faça o seu donativo por MBWAY.

Faça o seu donativo comodamente por MBWAY através do número:

967 257 550

Ajude-nos com 0,5% do seu IRS.

Ajude-nos gratuitamente mencionando o nosso nº de contribuinte no modelo 3, do quadro 11, no campo 1101, na sua declaração de IRS:

513 199 136