Órgãos Sociais

Serviço em nome
da missão.

Conheça as pessoas que compõem os Órgãos Sociais da Associação Mais Proximidade.

Organograma

A nossa estrutura organizativa

Direção

Sofia Ramos

Sofia Ramos

Vogal da Direção

 

Em 2012, iniciei a minha jornada com a Mais Proximidade procurando preencher o meu tempo livre com significado. Como neta adotiva de avós portugueses, senti o desejo de retribuir o amor recebido. Decidi candidatar-me como voluntária. Desde a entrevista até o abrangente programa de formação, percebi que teria uma ligação duradoura com a Associação. Admiro o profissionalismo e paixão de todos os envolvidos.

Agora, assumindo uma função de maior responsabilidade, estou determinada a contribuir para o crescimento da Associação, possibilitando que mais pessoas experimentem o amor e proximidade que oferece.

Além de voluntária, sou mãe de três filhos, formada em Psicologia Social e das Organizações, trabalhando em Recursos Humanos, agregando valor à causa inspiradora.

Manuela Marques

Manuela Marques

Presidente da Direção

 

Remonta a 2010, o início da minha estreita ligação a esta associação, época em que foi criado um projeto de voluntariado empresarial, ao qual me associei através da parceria estabelecida com a Portugal Telecom. Sendo psicóloga clínica e já na altura dedicada à área do envelhecimento ativo e saudável, foi claríssimo para mim, o quanto a proposta de atuação era audaciosa e diferenciadora.

Gostaria imenso de ver este trabalho replicado em todas as cidades do país, de forma a permitir aos mais velhos uma participação na sociedade de acordo com as suas necessidades, desejos e capacidades, realizando o seu potencial de bem-estar físico, intelectual e social.

Joana Barreiros

Joana Barreiros

Vogal da Direção

 

A minha ligação à Associação já vem de há alguns anos. Cheguei a fazer parte da equipa técnica e a acompanhar várias pessoas idosas, na altura em que vivia em Lisboa. Agora vivo no Porto com a minha família. Embora não esteja atualmente a exercer psicologia, leio regularmente sobre o tema.

Ler é um dos meus hobbies preferidos e a literatura infantil passou também a fazer parte dos meus planos! Gosto de contar histórias aos meus filhos e de lhes incutir hábitos de leitura.

Assembleia Geral

Patrícia Silva

Patrícia Silva

1ª Secretária

A minha história com a AMP começou em 2015, no 1º estágio da licenciatura em Gerontologia. Mais tarde, em 2018 tive a oportunidade de integrar a equipa técnica, onde fui gestora de caso e projetos durante cerca de 7 anos.
 
Quando me foi endereçado o convite para fazer parte dos órgãos sociais, foi para mim um orgulho, ter oportunidade de poder continuar a fazer parte desta missão e Instituição, que é para mim uma grande referência e um modelo a seguir na prestação de apoio e cuidados à população idosa.

 

Paula Mesquita

Paula Mesquita

Presidente da Mesa

 

Às vezes na vida as coisas não acontecem por mero acaso. Foi através de uma amiga que comecei a colaborar para a Associação, que ainda se encontrava em fase de projeto. Os anos passaram e hoje, é um privilégio fazer parte desta. Os objetivos que assenta são de enaltecer e com os quais me identifico. Tudo se deve a um trabalho árduo desempenhado por todos aqueles que acreditaram e que é o orgulho de todos nós.
A mensagem que a Associação transmite, tenho passado para a minha família, valores que são importantes na sociedade atual e que muitas vezes ficam esquecidos.

Sou da área de Humanidades e gosto de viajar e passear pelo campo nas diferentes estações do ano.

Maria João Xavier

Maria João Xavier

2ª Secretária

 

Desde sempre que quis ser psicóloga, trabalhar para pessoas mas principalmente trabalhar COM pessoas. Essa foi a minha missão desde que entrei na Associação Mais Proximidade, em 2013. Sempre pensei que o meu futuro seria a trabalhar com crianças e jovens, até que me apaixonei pelas pessoas mais velhas. Lembro-me com carinho de todas as pessoas que já acompanhei e muito agradeço por todas as aprendizagens. Sinto-.me muito tranquila por saber que o meu trabalho tem uma missão tão nobre – diminuir o sentimento de solidão e isolamento das pessoas idosas.

Gosto muito de apanhar sol, de estar em família a fazer um piquenique, acampar e ouvir música.

Conselho Fiscal

Rita Roquette

Rita Roquette

Vogal

 

Bastou a minha primeira experiência de trabalho e as missões que fiz em Moçambique para perceber que o meu caminho passava pelo 3º Setor. E não poderia ter tomado decisão mais acertada! Poder trabalhar naquilo que gosto é um privilégio, com a felicidade acrescida de saber que contribuí para que alguém hoje, fique melhor do que estava ontem.

Gosto de jogar padel, de viajar e de estar numa mesa rodeada da família e amigos!

João Luís Pereira Miguel

João Luís Pereira Miguel

Presidente

 

Acompanho a Associação desde o seu primeiro dia, sendo um privilégio e um orgulho presenciar todo um lastro de assistência, carinho e amor ao próximo praticado por esta instituição. A marca maravilhosa deixada nas vidas de múltiplas pessoas acontece fruto de um fantástico trabalho de uma equipa de profissionais e voluntários que, numa abordagem diferenciadora e inovadora, marcam diariamente pela diferença e excelência.

Sendo um Pai tardio de dois jovens rapazes, delicio-me e embrenho-me no acompanhamento dos seus crescimentos, usufruindo da maravilhosa e desafiante experiência de ser Pai e, entre muitos outros valores e princípios, tentando incutir a beleza e a importância das relações intergeracionais, onde a interação entre os mais novos e os mais seniores são umas das maiores riquezas que uma sociedade pode ter.

Tiago Lavrador

Tiago Lavrador

Vogal

 

Tem sido uma grande alegria para mim poder acompanhar a Associação e dar o meu contributo, na medida das minhas possibilidades, no âmbito do Conselho Fiscal. Sou da área da Economia, uma ciência muito associada a números, mas que na realidade estuda à interação entre seres humanos, com as suas necessidades, características próprias e interesses. Ora, a riqueza das relações interpessoais e intergeracionais é precisamente o traço distintivo da Associação Mais Proximidade.

Nada há de mais enriquecedor que uma bela conversa com alguém que, com grande sabedoria, generosidade e amor, partilha connosco um pouco da sua experiência de vida.

Conselho Consultivo

Rui Ferreira do Amaral

Rui Ferreira do Amaral

Gestor e Administrador Institucional

Em todas as instituições sociais que têm na sua missão o cuidado aos mais velhos, nas mãos dos seus colaboradores dever-se-ia fazer transportar o gosto de bem fazer pela felicidade dos seus beneficiários. Reconheço na AMP não apenas este ímpeto permanente mas principalmente a vontade de o fazer sempre com o coração: é por isso que tão honrosamente procuro contribuir com a minha humilde, discreta mas empenhada participação neste órgão social desta importante instituição

José Manuel Seruya

José Manuel Seruya

Professor Universitário

São quase 15 anos de proximidade a este projeto que muito estimo e cuja evolução dá testemunho consistente da Missão de “reduzir o impacto da solidão e isolamento e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas”. Missão, sempre, da maior relevância, que se concretiza com Princípios, Valores e Pessoas à altura dos enormes desafios em presença. Orgulho-me de fazer parte desta Associação.

Mafalda Soure

Mafalda Soure

Presidente

 

A realidade que conheço desde que sou Assistente Social é a da Associação Mais Proximidade.
Há dez anos o que me fazia levantar da cama todos os dias era a urgência do dia-a- dia dos acompanhamentos: é preciso levar o Sr. João à consulta e se eu não for com o senhor ninguém irá e perderá a cirurgia que lhe daria melhor qualidade de vida.
Os anos foram passando e a minha missão dentro da Associação redefiniu-se e a minha missão agora é outra, apesar do foco estar sempre nas pessoas. Como construímos respostas e sensibilizamos a sociedade para incluir melhor as pessoas mais velhas da nossa comunidade?

Pedro Pimentel

Pedro Pimentel

Consultor em Transformação Digital

 

Conheci a Associação Mais Proximidade em 2017 enquanto fornecedor, quando procuravam, pela primeira vez, implementar um software de gestão de caso e monitorização de utentes. Desde esse momento, impressionou-me a clareza com que sabiam o que queriam e a seriedade com que encaravam a sua missão.

Esta é uma equipa especial: é altamente profissionalizada, jovem, disposta a inovar e a adotar boas práticas — e tudo isto sem nunca perder o foco nas pessoas que serve e no propósito da organização. É com grande orgulho que integro o Conselho Consultivo da Mais Proximidade, contribuindo com o que posso nas áreas de medição de impacto e fundraising.

O problema social do isolamento e solidão em idade avançada é um dos grandes desafios do nosso tempo, no nosso País. A Mais Proximidade responde-lhe com humanidade, visão estratégica e capacidade de execução. E isso faz toda a diferença.