A partir deste ano, os contribuintes podem apoiar ainda mais as organizações sociais e as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) através da consignação de 1% do IRS. Se antes era possível doar 0,5%, a boa notícia é que agora esse valor duplica, permitindo um impacto ainda maior sem qualquer custo para o contribuinte.
A Associação Mais Proximidade, que trabalha diariamente para apoiar idosos em situação de vulnerabilidade, apela ao seu precioso contributo neste período de entrega da declaração de IRS.
Porquê apoiar a Associação Mais Proximidade?
Portugal é um dos países mais envelhecidos da Europa, com mais de 24% da população acima dos 65 anos. O envelhecimento acelerado da população, aliado a fatores como a baixa natalidade e o aumento da esperança média de vida, coloca desafios sociais significativos, nomeadamente o isolamento e a dificuldade no acesso a cuidados essenciais.
Na Mais Proximidade, acompanhamos, por ano, mais de 120 pessoas idosas em situação de isolamento e solidão em Lisboa. Através de uma relação de proximidade e em articulação com uma rede de parceiros locais, garantimos o acesso a serviços essenciais para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa. A nossa intervenção foca-se em três eixos fundamentais: combate à solidão e isolamento; promoção da saúde e bem-estar e qualidade de vida no domícilio.
O seu apoio pode fazer toda a diferença.
Quando e como pode consignar 1% do seu IRS?
Existem dois momentos em que pode indicar a entidade beneficiária da sua consignação:
- Antes de preencher a declaração (até 31 de março);
- Ao preencher e entregar a declaração (entre 1 de abril e 30 de junho).
Como fazer a consignação antecipadamente (até 31 de março)?
Se pretende escolher a instituição ainda antes de entregar a sua declaração, siga estes passos:
1. Aceda ao Portal das Finanças e entre no menu Dados Agregados IRS.
2. Escolha a opção Entidade a Consignar IRS/IVA.
3. Insira os dados da entidade beneficiária (nome e NIF da Associação Mais Proximidade).
4. Confirme os dados e submeta o pedido. Poderá obter um comprovativo da consignação.
Caso se engane pode alterar a escolha quando preencher a sua declaração de IRS.
Ao fazer esta consignação, não terá qualquer custo adicional nem verá o valor do seu reembolso reduzido. Trata-se de uma parte do imposto que já iria para o Estado e que agora pode ser direcionada para nos ajudar a cumprir a nossa missão.
Este pequeno gesto pode representar um enorme impacto na vida de muitas pessoas. Ajude-nos a ser Mais Proximidade.