Projeto diminui tempo de internamento hospitalar de pessoas idosas
28 Mai, 22

Para fazer face ao problema dos internamentos sociais, a Associação Mais Proximidade criou, em 2019, o projeto “Regresso a casa”, com o objetivo de apoiar o pós-alta hospitalar de pessoas idosas em situação de isolamento e solidão, assegurando as condições necessárias para um regresso a casa em segurança e acompanhado.

Foram integrados 24 beneficiários e, até ao final de 2021, foram realizados 1341 contactos telefónicos, 546 contactos com serviços e profissionais de saúde, 507 contactos com familiares e cuidadores, 328 visitas ao domicílio entre outras atividades.

Mafalda Soure, Presidente da Direção realça a importância deste projeto que não conta com qualquer apoio do Estado. “Ter pessoas a ocupar camas de hospitais que já não necessitam de estar internadas, tem um custo muito elevado, para além da exposição a bactérias em ambiente hospitalar. De acordo com a 6ª Edição do Barómetro de Internamentos sociais, o custo médio de internamento por dia é de 317€ e o custo médio diário de um beneficiário do projeto “Regresso a casa” é de 4,50€. Bastariam 4 dias de internamento social para justificar o custo anual de um utente apoiado pelo projeto “Regresso a casa”.

A média de idade dos beneficiários do projeto é de 82 anos, 68% não tem filhos, 61% vive sozinho e dos que não vivem sozinhos, 67% vive com outro idoso.

É crucial o Estado promover e financiar respostas sociais inovadoras e que vão ao encontro das necessidades e potencialidades de cada pessoa. Muitas pessoas não têm rede de apoio ou a que têm é insuficiente para fazer face às suas necessidades e, é aí que a Associação Mais Proximidade pode ajudar. Já nos foram sinalizadas, pelos serviços sociais dos Hospitais, pessoas de muitas freguesias de Lisboa às quais não conseguimos dar resposta por falta de recursos materiais e humanos.”

Este projeto foi reconhecido com o Selo de Boas Práticas de Intervenção Social.

Contactos gerais:

Rua Terreiro do Trigo 66 1º Dto.
1100-604 Lisboa

M: geral@maisproximidade.pt
T: 213 425 268

maisproximidade.pt

Contactos Dep. Comunicação: